Banco de Capacitor Fixo

fixcapOs bancos de capacitores fixos são constituídos de várias unidades capacitivas monofásicas marca WEG, ligadas em triângulo, em caixas metálicas IP40, atendendo a cargas ou centros de cargas com necessidades de grande valor de potências reativas. São para aplicação em corrente alternada, projetados para operarem em regime de correção do fator de potência individual, em grupo, central ou combinado. São indicados para instalação abrigada.

São equipados com resistores de descarga (30s, 1/10Un) e isoladores em epóxi (os bancos podem ser fornecidos com bornes de entrada, tipo 8WA Siemens).

Sua concepção de montagem permite fixação vertical ou horizontal e manutenção em cada unidade capacitiva que o compõe. A caixa do banco de capacitores é executada em aço 1020 com pintura eletrostática a pó. Os bancos são fornecidos com dois furos semivazados (um em cada lateral) para entrada de eletrodutos.
As unidades capacitivas utilizadas na construção do banco são capacitores monofásicos EPCOS-SIEMENS. São secos, auto-regeneráveis e usam filme de polipropileno metalizado e bobinado. Totalmente encapsulados, são construídos em canecas cilíndricas de alumínio para uma ótima dissipação de calor. Possuem câmara de expansão, que funciona como dispositivo de proteção que desativa o elemento em caso de falha ou deterioração.

Aplicação
· Os Bancos de Capacitores fixos são indicados para a correção do fator de potência de cargas sem grandes variações na necessidade de energia reativa tais como Transformadores em vazio.

Opcionais
· Bloqueador de harmônica
· Disjuntores (Fixcap D)
· Fusíveis NH de ação retardada (Fixcap H)

Características Elétricas
· Grande expectativa de vida: 100.000 horas em condições nominais
· Capacidade de suportar altas correntes de inserção (até 200xIn) limitada a 5000 manobras por ano

Segurança
· Filme metalizado com propriedade auto-regenerativa
· Dispositivo de desconexão por sobrepressão
· Caixa Metálica de aço 1020 com pintura eletrostática a pó

Ambiente
· Os resíduos dos capacitores de filme são classificados como CLASSE II – NÃO INERTES (NBR10004 de maio de 2004, emitida pela ABNT-Brasil, com validade a partir de Novembro de 2004)
· Recomenda-se que o destino final destes capacitores seja feito em locais adequados para resíduos industriais classe II, classificados de acordo com a legislação local vigente.