SPDA em Condomínios

spda em_condominioTalvez você já tenha ouvido falar que o Brasil é campeão mundial em incidências de raios. Diversos estudos reportam que o número de quedas chega a 57 milhões por ano aqui no Brasil, e se você acha este dado impressionante, saiba que pelo menos uma a cada 50 mortes causadas por descargas elétricas no planeta acontece no território brasileiro. Basta fazer os cálculos para perceber que o assunto é sério.

A ideia de proteger prédios e outras estruturas dos efeitos diretos de relâmpagos através do uso de condutores foi sugerida pela primeira vez por Benjamin Franklin, a cerca de dois séculos atrás.
Hoje, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas são OBRIGATÓRIOS e fundamentais para condomínios. Eles não impedem que o relâmpago atinja a estrutura, mas criam um caminho de baixa resistência elétrica para a corrente fluir até o solo, controlando e impedindo danos.
Os principais componentes de um SPDA são:
- Terminais aéreos e captores
- Condutores de descida (presentes a cada 20 metros, no máximo)
- Terminais de aterramento e caixas de inspeção
- Condutores de ligação equipotencial

A ausência de um SPDA ou ainda depender de um sistema inadequado acarreta em uma série de transtornos ao condomínio, começando por sua vulnerabilidade às quedas de raios, que podem danificar a estrutura e percorrer as instalações elétricas. Os condôminos também são ameaçados, principalmente se estiverem circulando pelas dependências do condomínio no momento da queda. E nem adianta procurar a seguradora, pois o condomínio enfrentará mais problemas na hora de receber a cobertura, pois o laudo obrigatório é anual, e sem ele, muitos sinistros não são pagos (confirme com a sua seguradora).

Se o seu condomínio já possui o sistema, agende uma vistoria técnica com um de nossos engenheiros eletricistas e descubra se ele está dentro da norma NBR-5419 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se necessário, realizamos o cálculo de eficiência do seu sistema e projetamos um novo que esteja de acordo com as normas e leis municipais vigentes.
Emitimos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Engenheiro Eletricista, o projeto do sistema com o cálculo de eficiência de acordo com a norma e um relatório técnico fotográfico com apontamentos do sistema.
DE OLHO NAS INSPEÇÕES!

Todo SPDA exige inspeção anual e nós estamos à sua disposição para garantir a segurança do seu condomínio. Além de verificar as condições gerais de todo o sistema, emitimos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Engenheiro Eletricista para cada inspeção realizada, e também podemos acompanhar os serviços de manutenção.