Laudo Elétrico

laudo
NORMA REGULAMENTADORA NR-10 "SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
ESQUEMA UNIFILAR DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.....Saiba mais>>> 
LEVANTAMENTO DE CARGA ....... Saiba mais>>>>

Os Laudo de Instalações elétricas são documentos oficiais emitidos por Perito da qual devem constar as informações levantadas, vistoriadas, medidas, ou analisadas, de forma a verificar se cada sistema dentro de uma instalação está em conformidade com as normas e legislações vigentes.

Existem diversos tipos de Laudos de Instalações , e a EAS Engenharia fornece serviços para medição e elaboração de Laudos de Instalações na área de Engenharia Elétrica a fim de verificar a conformidade e o atendimento às normas, bem como recomendar e orientar seus clientes para adequação dos mesmos.

Dentre os Laudos de Instalações, temos o Laudo do SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, ou comumente chamado de Laudo de Para-Raios, para atendimento às exigências da NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas da qual fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de para-raios, bem como de proteção de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido. Segundo a NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas em seu item 6.3.1 a inspeção visual do pára-raios deve ser feita anualmente, e a inspeção completa para atendimento dessa norma, deve ser feita no máximo à cada 05 (cinco) anos para a maioria das estruturas, com exceção das destinadas a grande concentração pública (que deve ser feita no máximo à cada 03 anos) ou área classificada como alto risco de incêndio, explosão, ou corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas e ambientes industriais com atmosfera agressiva).

Outro dos Laudos de Instalações de grande importância é o Laudo de Aterramento da qual envolve características da NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas e NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, porém dependendo do tipo de instalação, pode haver uma norma específica aplicável, como é o caso de fornos industriais, caldeiras, etc. O principal objetivo do Laudo de Aterramento é verificar a integridade da equipotencialização do Sistema de Aterramento a fim de que equipamentos e pessoas estejam protegidas, conforme parâmetros estabelecidos.

Um outro Laudo de Instalações muito importante é o Laudo de Instalações Elétricas da qual tem por finalidade a verificação das condições de manutenção das Instalações Elétricas, principalmente no quesito de proteção de pessoas e equipamentos, que contempla além da verificação de atendimento à normas técnicas, para prevenção de incêndios, danos materiais, queimas, entre outros, como também as normas do ministério do trabalho, de forma a prevenir a integridade física do colaborador no exercício de suas atividades. O Laudo de Instalações Elétricas faz um pente fino em toda a instalação elétrica a fim de apontar tudo que possa ocasionar lesão, dano ou prejuízo, principalmente.

Todos os serviços realizados pela EAS ENGENHARIA, são assinados por Engenheiro Eletricista , de acordo com a Legislação Brasileira e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e internacionais vigentes.